sexta-feira, 20 de julho de 2007

Perguntas e Respostas

Qual a diferença entre Globalização, Mundialização e Internacionalização?

Globalização e Mundialização são quase sinónimos. Os americanos falam em globalização. Os franceses preferem mundialização. Internacionalização pode designar qualquer coisa que escape ao âmbito do Estado Nacional.

Quando o mundo começou a ficar globalizado?


Fala-se em início dos anos 80, quando a tecnologia de informática se associou à de telecomunicações. Outros acreditam que a globalização começou mais tarde com a queda das barreiras comerciais.

Globalização é poder comprar o mesmo produto em qualquer parte do mundo?


Não se pode confundir globalização com a presença de um mesmo produto em qualquer lugar do mundo. A globalização pressupõe a padronização dos produtos (roupa Nike, um Big Mac) e uma estratégia mundialmente unificada de marketing, destinada a uniformizar sua imagem junto aos consumidores.

A globalização vai deixar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres?


No seu relatório deste ano sobre o desenvolvimento humano, a ONU comprova que a globalização está a tornar os países ricos mais ricos, e os pobres, mais pobres. Há muitos motivos para isso.

Alguns deles: a redução das tarifas de importação beneficiou muito mais os produtos exportados pelos mais ricos. Os países mais ricos continuam a subsidiar seus produtos agrícolas, inviabilizando as exportações dos mais pobres.

Sem comentários: